Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais

Turista do Natal movimenta comércio e aumenta ocupação de hotéis em 40%

22/12/2021 09:24
Turista do Natal

Turista do Natal

 

Com atrações como o concerto luminoso diário na estufa e o Voo de Balão Ademicon, o Jardim Botânico encantou o casal de turistas Maria José Mota Costa, 41 anos, e Antônio Carlos dos Santos, 53 anos, moradores de São Paulo (SP). Segundo eles, a capital ficou muito mais bonita e interessante com a programação de fim de ano. “O Natal de Curitiba tem decorações para alegrar a todos. É sempre agradável ver as pessoas apreciando. Só por isso já dá vontade de morar aqui”, afirma Maria José, que conheceu locais decorados com clima de Natal como o Jardim Botânico, o Mercado Municipal e a Rua XV de Novembro.

O casal de São Paulo também elogia os serviços turísticos da cidade. Em dezembro, eles ficaram hospedados em hotel, visitaram o comércio e saborearam menus de cafés e restaurantes. “Como consumidores ávidos de cafeterias, não podíamos deixar de experimentar o cardápio do café-escola do Senac aqui do Jardim Botânico. O cappuccino tem nossa aprovação, além de gostarmos do ambiente”, destaca Maria José.

O setor de hotelaria de Curitiba comemora o crescimento da taxa de ocupação dos estabelecimentos neste fim de ano, que subiu de 50%, em média, nos meses anteriores, para os 70% em dezembro, um crescimento de 40%. O aumento ocorre, principalmente, nos fins de semana.

De acordo com Jonel Chede Filho, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha), a programação de fim de ano beneficia fortemente o turismo na capital. “O Natal de Curitiba tem aumentado a movimentação e ocupação em hotéis. Nos fins de semana, a ocupação chega a 70%”, revela ele.

Permanência maior

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, lembra que, desde o início da programação natalina, em 2017, o tempo de permanência de turistas vem aumentando em Curitiba no fim do ano. “Em 2019, essa permanência média passou de dois para quatro dias, movimentando ainda mais os setores de hotelaria, alimentação, transporte e comércio da capital”, frisa.

Tatiana espera que a programação de 2021 supere o número de expectadores de 2019, quando 700 mil pessoas acompanharam as atrações. Deste total, 100 mil eram turistas. “A cada real investido pela Prefeitura na programação, estima-se que o retorno dos turistas seja de R$ 37 no comércio e serviços”, acrescenta a presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Passeios e shopping

Moradores de Paranaguá, no litoral do Paraná, o casal Juliana e Helder Catarino vinha acompanhando desde novembro pelas redes sociais a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Em dezembro, a serventuária da Justiça e o administrador de empresas se programaram para passar o dia na cidade e trazer os filhos Ana Júlia, 14, Giovana, 11, e Leonardo, 4, para conhecer as atrações de fim de ano, além de fazer compras na capital.

Durante o dia, a família Catarino se divertiu no carrossel veneziano do Parque Tanguá e no piano interativo do Passeio Público. Mas o que mais encantou os moradores de Paranaguá foi o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. “O passeio natalino de carro foi maravilhoso. Nós curtimos o Papai Noel e a Mamãe Noel. Os duendes entusiasmaram as crianças”, conta a serventuária de 44 anos.

Para Juliana, as atrações natalinas de Curitiba ajudam a relembrar a esperança do Natal e são um convite para reunir a família para falar sobre fé, amor e gratidão. “O drive-thru, além de lúdico e divertido, traz passagens bíblicas do menino Jesus”, justifica ela.

Entre um passeio e outro, a família Catarino ainda aproveitou para almoçar no Centro e fazer compras em dois shoppings próximos às atrações de Natal visitadas. “Toda a programação foi muito especial, pois propiciou a nós todos passar esses momentos em família”, diz Juliana.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Patrocinadores

Realizadores