Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais

Ópera italiana arranca aplausos do público no Palácio Garibaldi

20/12/2021 21:36
Opera italiana

Opera italiana


Um grande espetáculo lírico chamou a atenção de moradores e turistas na noite desta segunda-feira (20/12), no Palácio Garibaldi, no Largo da Ordem. Foi a primeira apresentação gratuita da Serata Lírica, evento que faz parte do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2021. 

No imponente prédio que é marco da imigração italiana em Curitiba, foram encenadas árias de óperas italianas nos famosos arcos da entrada da histórica construção, que também ganhou em sua fachada uma decoração natalina. 

No programa, peças de Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Ruggero Leoncavallo e Ernesto de Curtis. 

Passado marcado pela cultura

O prefeito Rafael Greca prestigiou a estreia do espetáculo e lembrou ao público a importância do Palácio Garibaldi na história de Curitiba.

“Este palácio por muitos anos foi um centro de cultura italiana e de música clássica. Aqui brilhou a orquestra do maestro Romualdo Suriani. E aqui também as famílias aprenderam a língua dos nossos avós, balbuciadas em antigas cantigas de roda no jardim de infância que disseminava o ensino do italiano”, ensinou Greca.


A presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi, ex-governadora Cida Borgheti, agradeceu ao prefeito pelo apoio para a realização do evento. “O prefeito tem sido grande parceiro de toda a comunidade curitibana. E este é um momento de grande reflexão, de demonstrar amor ao próximo. Que Deus abençoe cada um de vocês, que Jesus Cristo possa renascer em vossos lares. Feliz Natal a todos”, disse.

Artistas encantaram público

O público formado por sócios da Sociedade Giuseppe Garibaldi, turistas e curitibanos vibrou com as performances das sopranos Ornella de Lucca, Ana Paula Machado e do tenor Vitorio Scarpi, que foram acompanhados do pianista Thiago Teixeira, todos vestindo trajes elegantes.

Mas o destaque era para as vozes poderosas que ecoaram pelo Alto São Francisco. Um dos momentos de destaque da apresentação foi quando o trio entoou a famosa canção Funiculí, Funiculá, despertando grande empatia do público.

Foi o caso de Gabriel Moreira Soares, morador no Bairro Alto, que disse que gostou muito dessa parte da apresentação.

“Foi a primeira vez que assisti a uma ópera italiana e gostei muito”, admitiu.

As irmãs Daniele e Oliele de Oliveira também assistiram a apresentação do começo ao fim. Oliele trabalha com a soprano Ornella de Lucca e se disse suspeita para falar. “Gostamos de tudo, sobretudo dos solos de Ornella, que é uma artista que eu acompanho já há algum tempo”, disse.

Ao final do evento, os atores que representaram o anjo Gabriel e a Virgem Maria no Auto de Natal sobre o nascimento de Jesus surgiram na sacada do Palácio Garibaldi para dirigir uma mensagem de Feliz Natal ao público.

Novas apresentações

Para assistir a Serata Lírica no Palácio Garibaldi não há necessidade de agendamento. Haverá apresentação na terça-feira (21/12) e quarta-feira (22/12), sempre às 19h30.

Presenças

Participaram também do espetáculo, o deputado federal Ricardo Barros, a deputada Maria Vitória, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida, e o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.
 

Patrocinadores

Realizadores