Ir para conteúdo

Natal 2018 tem novidades na festa e expectativa positiva no comércio

O prefeito Rafael Greca apresenta nesta quinta-feira (8/11) a programação Luz dos Pinhais – Natal em Curitiba, que contará com mais de 70 eventos, entre ações promovidas pela Prefeitura e pela iniciativa privada.

Os atrativos trarão novidades, como uma parada natalina e roda gigante. De acordo com  a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, além de ajudar a criar o clima de Natal para os moradores da cidade, a programação é importante indutora do movimento no comércio e na atração de turistas neste período de festas e compras.

Levantamento do instituto apontou que no ano passado os principais espetáculos natalinos reuniram cerca de 300 mil pessoas, que ajudaram a movimentar R$ 53 milhões na cidade. "Poder público, iniciativa privada, moradores, todos juntos fazem a economia crescer neste período”, diz Tatiana. “A retomada das festividades de Natal em 2017, com o poder público tendo maior atuação, mostrou que Curitiba gosta de Natal.”

A expectativa do município é que haja incremento nesses números, já que festa está maior está maior e com mais atrativos. Segundo Tatiana, a sempre intensa participação dos moradores, enfeitando suas casas, também é um importante diferencial em Curitiba.

 

Expectativa positiva
A programação natalina do município vem reforçar uma expectativa que já se mostra positiva para o comércio, que tem no Natal seu ponto alto do ano.

Pesquisa solicitada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e realizada pelo DataCenso apontou que 73% dos comerciantes estão animados com as vendas de fim de ano e esperam um bom movimento, enquanto 25% se dizem cautelosos e apenas 2% se dizem pessimistas com relação as vendas este ano.

Já a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) apurou que o período natalino deve gerar mais de 5.000 vagas em todo o estado, na maior projeção de contratação dos últimos três anos. Quase a metade, 49%, dessas novas vagas devem são para vendedores e 70% do total deve se transformar em emprego efetivo para 2019, segundo a Fecomércio.

 

Aviso de pauta
Lançamento da segunda edição da programação Luz dos Pinhais - Natal de Curitiba
Data: 8/11, quinta-feira.
15 horas
Local: Salão Brasil, na sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico

 

Veja o perfil das pessoas que assistiram aos espetáculos de Natal em 2017

. 19,2% turistas

. 40,9% viajaram com a família

. 38% vieram especialmente para assistir aos espetáculos de Natal

. 57% se hospedaram em hotéis

. 39,3% chegaram de automóvel

. 38,8% vieram do estado de SP

Fonte: Instituto Municipal de Turismo.

Quer compartilhar?